terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Eu andei pensando no caso do Woody Allen, especialmente em saber se as acusações desqualificam a obra dele, ou se a obra tem valor independente do caráter da pessoa que faz. Eu nunca vi um filme dele, então não tenho como julgar, mas tem um análogo que eu consigo imaginar, que é o Feynman.

Eu adoro o trabalho do Feynman, tanto o científico quanto o não-científico. Mas ele fez a bomba atômica, então é culpado pela morte de pelo menos 150 kpessoas. Isso desqualifica o trabalho dele ou não?

Como eu sou fã do Feynman, minha cabeça ficou racionalizando e concluí que no fim essas mortes não são culpa dele, são culpa do Popper. Quem matou essas pessoas foi o método científico.

O problema do projeto Manhattan é que eles estouraram o deadline, quando a bomba ficou pronta a Alemanha já tinha perdido a guerra. Mas eles gastaram muita grana para fazer a bomba, e não sabiam qual seria o efeito delas em humanos (só sabia-se em casas e porcos, não em humanos). Então, para saber se o investimento valeu a pena, você precisava de um teste empírico. E tome bomba em Hiroshima, já que nessa altura só tinha sobrado o Japão de inimigo.

E a prova de que isso foi um teste é a bomba em Nagasaki. Se o motivo fosse só aterrorizar e forçar a capitulação, não precisava da segunda bomba. Eles só lançaram porque precisavam testar se o mecanismo implosion-type de plutônio da Fat Man era tão bom quanto o gun-type de urânio da Little Boy.

Então não foram mortes causadas pela ciência, foram mortes causadas pelo método científico.

De curiosidade, pacote de fotos assustadoras de quando eu visitei Hiroshima em 2012:


https://picasaweb.google.com/116439213243261718069/Hiroshima?noredirect=1#

Nenhum comentário:

Postar um comentário