segunda-feira, 10 de março de 2014

Em 2001 eu fui ao Theatro Municipal de SP assistir ao vivo Also sprach Zarathustra, do Strauss. A data era propícia, todo mundo conhece o primeiro movimento dessa sinfonia porque ele foi usado como tema do filme 2001: a space odyssey.

Mas o que me surpreendeu não foi o primeiro movimento, foram os seguintes. Eu nunca tinha ouvido o resto da sinfonia, e tudo que me vinha à mente era "pombas, estou ouvindo a trilha sonora do Superman"!

De fato, o John Williams nunca começa uma trilha sonora do zero, ele sempre pega alguma obra clássica que encaixa tematicamente e usa como starting point. Zarathustra é baseado no livro homônimo do Nietzsche que fala sobre o übermensch, então tematicamente tem tudo a ver com Superman.

O mesmo acontece com Star Wars. Se você fosse escolher uma obra clássica como ponto de partida, qual você escolheria? Os Planetas, do Holst né? Cada movimento da obra é sobre um dos planetas, e o John Williams se baseou na melodia de Marte. Afinal, Marte é o deus da guerra, então tematicamente tem tudo a ver com Star Wars.

Pode conferir:

http://www.youtube.com/watch?v=L0bcRCCg01I

Os primeiros vinte segundos são a Marcha Imperial. Em 1:10 é o tema do Luke. Mas pra mim a parte mais similar o finalzinho. Avança até 6:55 para ouvir o final da música, e depois vai nesse video aqui, que é a destruição da Death Star. Em 3:20, é a praticamente a mesma música!

http://www.youtube.com/watch?v=DOFgFAcGHQc

Quando criança eu não notava nada disso, mas eu imagino que essas ligações deveriam ser óbvias para quem entende de música erudita. 

E se alguém souber qual é a inspiração do tema do Jurassic Park, me avisa porque esse eu nunca descobri 

Nenhum comentário:

Postar um comentário