domingo, 21 de dezembro de 2014

Mais um da CCXP: Magali com arte original da Lu Cafaggi !
Vocês sabem que eu adorei a CCXP né? Mas justamente por isso eu fiquei espantado de ver o tanto de gente não gostou do evento. Foi um exemplo clássico de culture clash, o objetivo da CCXP era ser o mais parecido possível com a comic con gringa, e o público não estava preparado pra isso.
Para mim a evidência mais clara foi o estande da Panini. Todo mundo sabia que a Panini ia lançar gibis com capas especiais para o evento. Aí, na fila para pagar, eu vi um monte de gente reclamando que era desaforo pagar um montão pelo ingresso, e no fim a capa especial ser uma folha em branco!
Sempre eu ouvia alguém falando isso, eu tomava o cuidado de explicar o que estava acontecendo. A graça de ter um gibi com capa especial é que ela é mais rara, diferente dos outros 99% que vão ter a capa comum. E a capa da Panini era em branco de propósito! Lá no canto do evento tinham mais de cem desenhistas, era só levar o gibi com capa em branco para qualquer um deles, que o seu gibi seria o mais raro possível: aquela capa desenhada para você é única!
(Mas eu acho que foi um erro de comunicação da Panini: na comic con de verdade todo mundo sabe para que serve uma capa em branco, aqui no Brasil ainda é novidade, então tinha que ter alguém explicando isso em algum lugar).
Pois bem, na verdade eu contei só metade da história pro povo da fila. É verdade que se você levar um Valente pro Vitor desenhar, aquela capa vai ser única e só você vai ter. MAS as outras 1500 pessoas da fila também vão pedir um Valente, e depois de desenhar 1500 Valentes, o traço fica tão automático que é quase um carimbo. Se você quiser um gibi único de verdade, tem que usar a criatividade.
Por isso eu levei essa Magali em branco para a Lu, e o diálogo foi mais ou menos assim:
- Oi Lu, você pode desenhar uma melancia para mim?
- Uma o que?!
- Melancia !
- Só a melancia, mais nada?
- É, só a melancia!
- Pode ser uma melancia natalina?
- Pode.
No fim eu tenho a única capa customizada com melancia, e ainda aprendi que a diferença da melancia normal para a melancia natalina é que a natalina faz hô hô hô 


Nenhum comentário:

Postar um comentário