segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Quando criança eu sempre gostei de jogar Padeiro Maluco no MSX, talvez porque eu fosse viciado em game & watch e esse jogo é basicamente um game & watch com gráfico melhorado. (Talvez ser descendente de padeiros tenha influenciado também).

Mas eis que ontem eu fui jogar e notei alfo que não tinha visto antes. 30 anos jogando esse negócio, e eu nunca reparei que as máquinas tinham nome. Tem um nome em kanji logo abaixo de cada uma delas!

É claro que eu fiquei na nóia para traduzir. É claro que eu me dei mal. Essas coisas que parecem simples sempre são mais difíceis do que parecem! Os kanjis naquela resolução jurássica são praticamente ilegíveis, eu levei literalmente uma hora para conseguir entender o que estava escrito. As três máquinas são:

整型 - Modeladora
第二発酵 - Segunda Fermentação
焼き上がり - Forno

A Modeladora foi a pior de todas, porque eu não conseguia usar o google para me ajudar. Só depois eu fui entender o que deu errado. 整型 em japonês é "máquina modeladora", mas 整型 em chinês é "cirurgia plástica", e sem contexto o google retornava só o mais comum, que era o chinês.

Para tentar traduzir eu fui até atrás do manual original em japonês, e acabei descobrindo outra curiosidade: esse jogo é educativo! Os primeiros jogos da Konami são sempre associados com uma matéria de escola:

Antartic Adventure -> Geografia
Athletic Land -> Educação Física
Macaco Acadêmico -> Matemática
Hyper Sports -> Ciências
Padeiro Maluco -> Estudos Sociais

Os dois últimos são os menos óbvios. Estudos Sociais é uma matéria que não tem no Brasil, lá eles ensinam a criança o que você precisa saber para morar sozinho. As tarefas nessa aula incluem coisas diversas como economia doméstica e culinária, sendo que esse último é o que encaixa no jogo.

Hyper Sports é mais bizarro, imagino que está como ciência porque envolve um pouco de física para achar os ângulos certos para pular na piscina e tal; mas a impressão que me deu é que foi marretado mesmo. Meu chute é que a Konami deve ter pego dinheiro emprestado subsidiado com o governo e prometeu fazer jogos educativos em troca, aí teve que ficar achando desculpa educativa para jogos que já estavam planejados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário