quinta-feira, 7 de julho de 2016

O que você fez com o seu primeiro salário?

Eu não fiz nada. Nem saquei o cheque. Quando chegou o segundo salário, aí sim eu juntei os dois e comprei um kit multimídia (que vinha com uma soundblaster 16 e um drive de cd). Lembro que com o troco eu comprei meu primeiro cd, um do Chopin que tinha a Polonaise.

Nessa época a minha frustração era ter saído do msx, que tinha cpu fraca mas som polifônico, e migrado pro pc, que tinha cpu rápida mas som via speaker que só fazia blips e blops.

Naturalmente, três dias depois de comprar a placa de som eu já tinha escrito um conversor para tocar o comando PLAY do msx no PC:

https://github.com/ricbit/Oldies/tree/master/1995-11-sbplayer

Uns meses depois saiu o primeiro emulador de msx que era open source, o fmsx. Ele não tocava a música dos jogos ainda, mas dava pra hackear e escrever no disco o conteúdo dos registros do psg. Com o arquivão de dump, eu escrevi um player para ele. Esse foi meu primeiro emulador, fez 20 anos mês passado! A interface foi claramente inspirada no modplayer original.

https://github.com/ricbit/Oldies/tree/master/1996-06-psgplayer

A parte bacana desse emulador é que ele rodava com o x86 em modo real, culpa do turbo c velhão que eu usava. Mas os arquivos com dump de música passavam fácil de 1Mb, e em modo real o máximo que você endereçava era 640kb, mesmo usando far pointer.

A solução foi ir lá no lendário x2ftp.oulu.fi, que era O POINT para game development na era, e pegar uns docs explicando como funcionava o XMS. Com os docs em mãos eu fiz overload no operator[] do c++ para permitir emulação de memória linear, ficou bacaninha para a época:

https://github.com/ricbit/Oldies/blob/master/1996-06-boss/linmem.h

No x2ftp eu aprendi um monte de coisas, ele não está mais online mas tem um mirror histórico:



http://ftp.lanet.lv/ftp/mirror/x2ftp/msdos/programming/


Nenhum comentário:

Postar um comentário