sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Fiz mais um open source de sucesso!

Antes de mais nada, como você define um open source de sucesso? Você poderia medir número de usuários ativos, ou algo nessa linha, mas a minha métrica é diferente: o código open source é de sucesso se ele foi reusado por mais pessoas em outros projetos. E aconteceu isso com meu script de músicas em formato VGM!

Lá por volta de 2014 eu estava com uma música de MSX que foi escrita no formato PLAY do BASIC, e precisava passar isso para Assembly. A maneira natural seria converter nota por nota, mas acabei tendo uma idéia melhor. O emulador openmsx permite que você crie plug-ins usando TCL, então eu criei um plug-in que chama o interpretador BASIC, toca a música, e captura o conteúdo dos registros do PSG e do OPLL.

Para mim já era o suficiente, mas aí eu pensei que poderia transformar isso num utilitário de uso geral, se eu guardasse o dump dos registros em um formato conhecido. Acabei fazendo um script que converte a música no formato VGM (video game music):

 https://github.com/ricbit/Oldies/blob/master/2014-11-grabfm/grabfm.tcl 

 Em 2015 o Grauw (da Holanda), pegou o meu script e fez uma versão que captura não só músicas em BASIC, mas em qualquer ambiente (jogos, por exemplo):

https://bitbucket.org/grauw/vgmplay-msx/annotate/536b64e03ffcc5c28e2b65deaa54f213b01abb90/tools/vgmrec.tcl?at=default&fileviewer=file-view-default 

 Depois o Niek (também da Holanda), pegou a versão do Grauw e adicionou suporte a outros chips de som (SCC, MSX-Audio e Moonsound):

 https://github.com/niekvlessert/openmsx_tcl_vgm_export/blob/master/vgmrecorder.tcl 

 Por fim, hoje esse código foi integrado na main branch do openmsx, agora ele é distribuído como plug-in oficial do emulador:

 https://github.com/openMSX/openMSX/blob/master/share/scripts/_vgmrecorder.tcl 

 Coloquei na web meio de farra e acabou sendo útil para um monte de gente :)

 (Na foto a fita original do Death Wish 3, que tem uma das melhores músicas do MSX. Na verdade essa fita de brinde num lote, o que eu tinha comprado mesmo era a fita do Goody, que é um jogos prediletos da Ila Fox).


Um comentário:

  1. Excelente! Espero que as pessoas aproveitem para um dia riparem tudo quanto é trilha sonora de jogo de MSX. =)

    ResponderExcluir